20ª edição do Troféu Raça Negra homenageia 22 mulheres

A premiação aconteceu na Sala SP, região central da capital paulista, e contou com a presença de convidados especiais, políticos, personalidades e jornalistas

José Vicente, reitor da Universidade Zumbi dos Palmares | Crédito: www.trofeuracanegra.com.br

Na noite da última segunda-feira, (21), ocorreu a cerimônia de entrega do 20ª Troféu Raça Negra, na Sala São Paulo, região central da capital paulista. O evento destacou neste ano a representatividade feminina e os direitos conquistados nos últimos 20 anos.

O reitor da universidade Zumbi dos Palmares, José Vicente, reverenciou os antepassados em seu discurso de abertura. O prêmio, que foi criado para homenagear personalidades atuantes no combate ao racismo e defesa da população negra, teve como mestres de cerimônia o apresentador Manoel Soares e Maria Gal.

O Troféu Raça Negra 2022 homenageou 20 mulheres, incluindo Graça Machel, viúva de Nelson Mandela, a ex-presidente Dilma Rousseff (PT) e a escritora moçambicana Paulina Chiziane, primeira mulher negra a vencer o Prêmio Camões de literatura. Duda Ribeiro, ícone do carnaval paulistano, também foi homenageada e discursou muito emocionada. Paula Lima, Luciana Mello e Leci Brandão cantaram para a plateia que lotou a Sala SP.

Criado e organizado pela ONG Afrobras e pela Universidade Zumbi dos Palmares, o evento fez parte da Virada da Consciência 2022 e contou com a presença de convidados especiais, políticos, personalidades e jornalistas, como a nossa editora Fernanda Oening, numa noite emocionante.

Fernanda Oening

Jornalista e produtora. Editora do SambaNews. Paulistana, nascida e criada na Barra Funda, bairro onde conheceu um amor pra vida inteira: Camisa Verde e Branco. Foi passista e destaque da escola por anos. Não dispensa uma boa roda de samba!

Compartilhe com os amigos:

Acompanhe nossas redes

Mais Populares

Scroll to Top